Asp.Net MVC 4 – Novidades para CSS e JavaScript    

Olá pessoal!

Hoje vou fazer um post bem rápido, apenas para comentar sobre a nova versão do Asp.Net MVC.

Para quem não sabe, a equipe do Asp.Net já está planejando a nova versão do Asp.Net MVC, e maiores detalhes podem ser encontrados aqui.

Para planejar as melhorias, eles definiram cinco guidelines, e no momento oportuno falarei de cada uma delas. Essas Guidelines vão de publicação e temas para Mobile à publicação na de sites na Nuvem.

O que achei interessante, e quis escrever esse post para comentar, é um item de publicação de site extremamente útil. Apesar de eles falarem que são apenas planos, e que qualquer coisa pode mudar, acho interessante comentar.

Eles estão planejando realizar um Build Integrado para CSS e JavaScript. Uma coisa que sempre senti falta no momento de compilar Web Applicattion.

A idéia seria, no momento da compilação do seu site, realizar a combinação de todos os seus arquivos CSS e JavaScript em apenas um (Um de cada tipo, naturalmente), e após realizar a combinação, fazer a minificação, ou seja, tirar todos os espaços desnecessários e comentários, além de alterações de nomes de algumas variáveis e funções, para diminuir consideravelmente o tamanho do arquivo.

Isso faria seu site carregar bem mais rápido, pois iria diminuir o número de requests por recursos do site (seria apenas um para cada tipo de recurso), além de diminuir o tempo de downloads, graças ao arquivo minificado (minified). Se você utilizar o Fiddler, por exemplo, para ver como é gasto o tempo de download de suas páginas, verá que esses arquivos realmente fazem diferença no load da página.

Como todos sabem, já existem ferramentas de minified disponíveis na internet, mas fazer todo esse trabalho manualmente para cada arquivo, e eventualmente combinar esses arquivos é uma tarefa bem enfadonha, e essa nova feature do Asp.Net MVC seria de muita ajuda.

Vamos torcer para que o time realmente implemente essa funcionalidade, porque acredito que é tipo de anuncio que dá brilhos nos olhos, mas é esquecido durante o processo de desenvolvimento. Afinal, as implicações de alterar e combinar arquivos automaticamente são inúmeras, e não são apenas boas implicações, afinal, alteraria nome de arquivo, o que teria que validar todas as referências em arquivos aspx ou cshtml, etc.

Vamos aguarda para ver o que o time do Asp.Net mostrará nos próximos meses. Todas as novidades serão mostradas nesse blog.

Abraços e até o próximo.

19. julho 2011 04:54 by Frederico B. Emídio | Comments (0) | Permalink
Comments are closed

Sobre mim

Minha Imagem

Meu nome é Frederico Batista Emídio, trabalho com desenvolvimento de sistemas profissionalmente a oito anos, porém, já faço sites pessoais a pelo menos dez anos.

Para saber mais clique aqui.

Páginas

Calendário

<<  novembro 2017  >>
seteququsedo
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930123
45678910

Visualizar posts em um Calendário
Sigua @fredemidio

MCP Asp.NET